sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SURPREENDA ALGUÉM NESTE NATAL!!

 

 

“Receber uma coisa simples de alguém que você gosta lhe mostra que aquela pessoa pensou em você, que você fez parte do dia dela, e esta é uma sensação indescritível. Agora ajudar a uma criança que não tem de quem esperar algo, pode fazer diferença à mesma por toda a vida.”

Surpreender não é apenas dar presentes, mas surpreender com gestos de amor, de bondade e de carinho com as pessoas.
Gesto de bondade não é sair dando presente para as pessoas ou ajudando a alguém que está pedindo ajuda.
É demonstrar por meio de pequenos gestos a importância do próximo.
Não precisa ser muito coisa.
Simples e pequenos gestos já podem deixar muitas pessoas felizes ainda mais se vindos de alguma pessoa que nunca faz isso.
Carinho é uma forma simples de demonstrar amor, ato capaz de mudar totalmente a vida de alguém.
Faça para os outros o que você gostaria que fizessem com você.
Você não gosta de ser bem tratado, elogiado.
Não quer sempre se sentir amado?
Então ame, e demonstre sempre os seus sentimentos, goste das pessoas e demonstre que você gosta.
O Natal é o momento ideal para dar e receber surpresas. Surpreender com atitudes positivas, não tem preço.
Surpresa é uma palavra gostosa.
Só de falar já imaginamos algo inesperado, criativo, que dá um toque diferente à nossa vida.
"Receber uma coisa simples de alguém que você gosta lhe mostra que aquela pessoa pensou em você, que você fez parte do dia dela, e esta é uma sensação indescritível"
Para surpreender alguém, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário muito esforço.
São os pequenos detalhes que fazem a diferença.
Que tal surpreender alguém ainda hoje!
O primeiro passo para fazer uma surpresa para alguém é ter discrição e criatividade para fazer de um pequeno instante, um grande momento!
Surpreenda as pessoas da sua vida.
Surpreenda seus filhos, seus pais e avós, seus irmãos e parentes.
Surpreenda o amor de sua vida.
Surpreenda, teus amigos, teus colegas de trabalho.
Surpreenda seus parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores.
Seria tão bom se todos pudessem ou soubessem surpreender os outros.
Não precisa ser muito coisa.
Simples e pequenos gestos já podem deixar muitas pessoas felizes ainda mais vindos de alguma pessoa que nunca faz isso.






Com as festas de final de ano se aproximando, o espírito natalino de ajudar o próximo costuma tomar conta da maioria das pessoas que desejam de alguma forma tentar mudar a vida de quem não desfruta do privilégio de ter a mesa farta de guloseimas e nem a chance de participar da tradicional troca de presentes.

Nesta data importante, repleta de ternura e solidariedade, tornar o Natal de crianças e famílias carentes mais alegre e divertido, seja com um brinquedo, roupa ou calçado novo ou, até mesmo, por um abraço apertado e sorriso gostoso, é uma injeção de ânimo não só para quem recebe o gesto de carinho, mas principalmente para quem deseja fazer uma boa ação.

Em todo o Brasil, com tanta gente precisando e diversas instituições empenhadas em ajudar, o que não faltam são oportunidades para aqueles que desejam dedicar um pouco de seu dinheiro ou tempo livre em prol dos mais carentes. Basta se identificar com um projeto social e deixar o despertar o bom velhinho que há em você. Confira:

Papai Noel pelos Correios
Todo ano, desde 1994, os Correios recebem milhares de cartas de crianças com pedidos de presentes para o bom velhinho, mas engana-se quem pensa que as cartinhas não são lidas ou simplesmente ignoradas. Envolvida pela magia do Natal, a instituição separa o material enviado pelos pequenos para que voluntários de todo o País ajudem a ler e responder cada cartinha e, se possível, adotar uma delas para doar presentes.

De acordo com a campanha, cada mimo ofertado deve ser entregue pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios, que posteriormente cuidará gratuitamente da entrega. Em 2012, a iniciativa promovida pela instituição deve ter início no mês de novembro em todo o Brasil. Para mais informações, basta acessar o site dos Correios (www.correios.com.br) ou ir até a agência mais próxima.

Natal Permanente da LBV
Com o objetivo de oferecer um Natal sem fome e mais feliz a milhares de famílias carentes, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove, tradicionalmente, a campanha "Natal Permanente da LBV - Jesus, o Pão Nosso de cada dia". A iniciativa busca arrecadar neste ano mais de 900 mil quilos de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo e açúcar, a serem entregues para famílias atendidas pelos programas socioeducacionais e apoiadas por organizações parceiras da instituição.

As doações podem ser feitas pelo site da campanha "Eu ajudo a mudar" (www.euajudoamudar.org) ou nos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV. Os endereços podem ser consultados no site da instituição (www.lbv.org.br).

Meu Papai Noel
Iniciativa da ONG Brinquedos para Todos, que existe há mais de dez anos, a campanha "Meu Papai Noel" recebe doações de brinquedos e material escolar de voluntários que ainda podem se transformar no bom velhinho nas vésperas do Natal. O projeto também promove oficina de manutenção de brinquedos, onde acontece o concerto de peças e o embrulho dos presentes doados pelos participantes. Os interessados já podem se inscrever no site do projeto (www.meupapainoel.com.br).

Natal dos Amigos da Unicef
Desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a iniciativa "Natal dos Amigos da Unicef" permite que os voluntários montem um cartão de Natal personalizado, envie-o aos amigos e familiares e, ao mesmo tempo, faça muitas crianças felizes com uma doação em dinheiro. Mais informações podem ser obtidas na página da campanha (www.nataldosamigos.com) na Internet.

Campanha Natal sem Fome dos Sonhos
Idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, em 1993, a Campanha "Natal sem Fome dos Sonhos" da ONG da Ação da Cidadania busca despertar a sociedade para o problema da fome de milhares de crianças em todo o Brasil por meio de doações de alimentos. Os interessados em participar do projeto, presente em várias cidades do País, podem obter mais informações no site da instituição (www.acaodacidadania.com.br). 

E não se esqueça, surpreenda sempre, surpreenda hoje, amanhã e sempre que puder.
Você não vai se arrepender!



Fonte: Nelson Henrique Periera - http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/surpreenda-alguem-neste-natal/67958/

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/natal/noticias/0,,OI6283941-EI19107,00-Saiba+como+contribuir+com+boas+acoes+neste+Natal.html

 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CUIDADOS IMPORTANTES COM AS CRIANÇAS DURANTE O VERÃO.


É verão e, geralmente, época das férias escolares, quando as crianças têm mais tempo para brincar, ir à praia, andar de bicicleta, divertir-se e gastar suas energias.

É também o período em que os pais devem tomar alguns cuidados especiais com a saúde infantil, pois o calor proporciona condições ideais para a proliferação de certos males à saúde dos pequenos.


Segundo o pediatra Guilherme Maia, as doenças mais freqüentes no verão são aquelas associadas à perda de líquidos e, consequentemente, à desidratação, que pode ser causada por diarréias, vômitos ou suor intenso. “Mas, os pais não precisam se desesperar: para tudo existe prevenção”, explica.
De acordo com o pediatra, é aconselhável que as crianças sejam mantidas em ambientes arejados, com sombra, e ingerindo líquidos. As frutas e os legumes devem ser sempre bem lavados.
O principal sintoma de uma criança desidratada é a sede. Por isso, deve-se sempre oferecer líquidos à criança, sem esperar que ela peça. Se houver suspeita de desidratação, o soro caseiro é indicado, podendo ser feito a partir de uma colher de sopa de açúcar e uma colher de cafezinho de sal, misturadas em um litro de água.
“No caso de vômitos, dê alimentos leves à criança e procure o pediatra para indicar um remédio, se for necessário”, alerta Guilherme Maia.

Além dos cuidados com o sol, os pais que levam seus filhos à praia ainda devem tomar outros tipos de precaução, principalmente em praias poluídas. “Os pais devem ficar atentos para que o bebê não engula areia ou água do mar, e prefira encher a piscina dobrável com água doce.

Para evitar a contaminação por micoses, o bom é forrar sempre a areia com uma toalha. Mas, caso a criança seja contaminada, é preciso procurar um dermatologista, que indicará o tratamento específico.

As queimaduras solares e as micoses são mais freqüentes, e nesta época aumenta o número de acidentes por causas externas”, explicou o pediatra.

Algumas dicas para um verão mais tranqüilo com as crianças:

Protetor solar

O uso de protetores solares com fatores entre 15 e 50 é indispensável, mesmo nos dias nublados. Muitas vezes, a brisa não permite que as crianças reclamem da queimadura de sol, sendo responsabilidade dos pais levá-los a uma sombra sempre que notar vermelhidão na pele.

Mas, não se deve deixar de expor a criança ao sol, uma vez que o passeio ao ar livre faz bem à saúde, como também é essencial para que o organismo absorva, por exemplo, a vitamina D. O ideal é manter as crianças longe do sol forte, sempre bem hidratada e usando roupas leves.



Água e alimentação

Em relação à alimentação, deve-se evitar comidas muito temperadas, frituras e outros alimentos de difícil digestão. Dê preferência a frutas e legumes, que contenham uma alta dose de água na composição.

É preciso levar em conta que esses produtos são perecíveis e, especialmente no verão, têm menor duração. “Deve-se perder o medo de ser chamado de farofeiro, mas o certo é levar frutas e água, evitando assim os produtos industrializados”, explica o pediatra Guilherme Maia.

Afogamento

Nunca deixe crianças sozinhas em praias ou piscinas. Coloque sempre bóia nas crianças. “Elas devem estar sempre acompanhadas por um adulto, e o ideal é um adulto para cada criança. E se o mar estiver forte, deve-se evitar o banho”, alerta o pediatra.

Água de praias
Além de cuidados com o sol, os pais devem tomar outros tipos de precaução, principalmente em relação à qualidade da água das praias.

Fique atento para que a criança não beba água do mar ou engula areia. Para os menores, opte por levar uma piscina inflável e a encha com água doce, embaixo do guarda-sol.

Queimaduras

Outro perigo constante nas praias é o de queimaduras por contato com águas-vivas. Nesses casos, deve-se lavar o local com água fria corrente e, conforme a gravidade da queimadura, procurar assistência médica.

Inflamações

Mas não são apenas as praias que trazem riscos: a freqüência às piscinas também exige cuidados. É comum a ocorrência de inflamações nos olhos, que podem ser causadas, tanto por agentes infecciosos presentes na água, quanto por substâncias químicas, principalmente o cloro.

“Não se modifica um afogamento, pode-se evitar. Praia não é lugar perigoso, e os pediatras devem alertar os pais. Enfim, adotando medidas simples, o verão dos pais e filhos estará mais seguro e com diversão garantida”, finalizou o médico Guilherme Maia.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SAIBA COMO ESCOLHER UMA BOA ESCOLA PARA SEU FILHO.


Ao fazer a opção por uma escola você escolheria o que é mais conveniente ou o que é melhor para seu filho?
Prestar atenção em detalhes faz toda a diferença na escolha de uma boa escola. Fatores como projeto pedagógico, qualidade de ensino, profissionais capacitados, segurança e limpeza são alguns deles.  Atualmente não basta apenas uma escola cuidar com dedicação de seus alunos, tem que seguir à risca algumas normas e aspectos educacionais.   Pesquisas do mundo todo mostram que a frequência desde cedo à creche e à pré-escola causa efeitos altamente positivos na vida da garotada.
Diante disso alguns questionamentos devem ser feitos:
Não existe Proposta pedagógica ideal. O que existe são escolhas das famílias diante da proposta que ela mais se identifica. De forma geral, as propostas podem ser divididas em três tipos: a tradicional, a lúdica e a socioconstrutivista. A primeira prioriza a disciplina e o cumprimento de regras. O foco do segundo tipo são as brincadeiras, mas com menor preocupação pedagógica. O terceiro é defendido por referenciais nacionais e é forte em planejamento de situações de aprendizagem, em que há a intenção clara de conteúdos para cada faixa etária. Por exemplo, atividades divertidas com bacias cheias de água e objetos de diferentes pesos são excelentes para trabalhar o tema da flutuação com crianças de 4 a 5 anos, assim como "caixa surpresa", onde se pode trabalhar texturas, cores e cheiros diferentes para crianças a partir de 1 ano de idade. Em todos os projetos, observe se há trabalhos com  valores, como a cooperação e o respeito às diferenças. Quanto mais próximos aos da sua família, melhor.
Segurança é um item muito importante na escola, dê preferência às que não possuem escadas, evitando assim acidentes. Se houver janelas em um segundo andar, o ideal é que tenham telas de proteção. As tomadas devem estar cobertas e os produtos de limpeza mantidos fora de alcance dos pequenos. As salas precisam ser arejadas, além de banheiros e trocadores por perto.
Com relação ao número de crianças por sala, municípios e estados têm uma resolução diferente para a quantidade ideal de crianças por professor. Segundo o Conselho  Nacional de Educação, cada um deve cuidar de seis a oito crianças de até  2 anos, de 15 crianças até 3 anos e de 20 crianças de 4 até 6 anos. Na rede particular esta questão é um pouco diferente, nas creches e escolas que buscam um atendimento de maior qualidade como um dos diferenciais da Instituição, está a redução do número de crianças por profissional e por turma.
Muitos pais podem temer algum descuido com o filho, por esta razão algumas Instituições trabalham com um número reduzido de crianças, visando um atendimento mais personalizado. No entanto, é preciso compreender que uma escola é bem diferente do zelo típico do ambiente familiar: lá as crianças vão ter de dividir a atenção e esperar em alguns momentos (o que é importante para formação dos pequenos), mas há a vantagem de receber cuidados profissionais e conviver, desde cedo, com outros  meninos e meninas da mesma idade.
Escolas que oferecem alimentação dentro de seu cronograma devem ter uma nutricionista para acompanhar o processo alimentar de cada aluno, pois há casos de alergias e intolerâncias a certos tipos de alimentos ou derivados. A alimentação oferecida pela escola deve ser balanceada, atendendo a todas as necessidades da criança afim de que ela tenha um bom desenvolvimento. As crianças que se alimentam pela escola têm possibilidades de se desenvolver melhor, decorrente de uma alimentação mais completa. Além disso, o momento das refeições com os coleguinhas, além de ser divertido, estimula a criança a fazer uma boa alimentação, pois tendem a experimentar o que o coleguinha está comendo.
Optar por um ensino de qualidade, estrutura pedagógica moderna e profissionais capacitados deve ser prioritário na hora da escolha. Se a escola estiver perto de casa, no mesmo bairro ou no entorno, viabiliza a presença dos pais de forma mais rápida. Hoje encontramos no Município de Vila Velha excelentes Instituições, atendendo assim à excelência em qualidade pedagógica e à proximidade de casa, evitando longas viagens, estresse e engarrafamentos junto com a criança pequena.
Nem sempre a escola mais cara traz vantagens significativas, mas, por outro lado, dificilmente uma boa Escola terá um valor reduzido de mensalidade, pois qualidade habitualmente custa caro. O que observamos é que um projeto pedagógico moderno, capacitação de funcionários, qualidade e quantidade de profissionais e número de crianças por turma impactam mais ou menos o valor das mensalidades..
Alguns pais optam por tirar a criança de uma creche escola aos 3 ou 4 anos por achar que já é hora de estudar. Tal pensamento é mito, pois hoje as creche escola funcionam como o primeiro nível do ensino, alfabetizando seus alunos para o 1º ano do ensino fundamental. Mudar de escola antes do término de um ciclo (ensino infantil, ensino fundamental I, ...) além de atrapalhar a continuidade do projeto pedagógico, interrompendo assim uma linha de atuação, interrompe-se também o processo de socialização com outros coleguinhas. Até os 5 anos, as crianças  criam vínculos fortes com as pessoas próximas porque ainda são muito dependentes. Mudar de escola só deve ser feito quando as necessidades do seu filho não estão sendo atendidas ou quando financeiramente os pais não conseguem manter a criança na instituição de ensino. Mas conversar e tentar entrar em consenso com a diretoria da escola é a melhor solução antes de qualquer decisão. Caso não haja outra forma e seja necessária a mudança, o acompanhamento de pessoas próximas na fase da adaptação é importantíssimo para o seu filho. Ele vai se sentir mais seguro, protegido e se adaptará ao novo de forma melhor e gradativa.
 
Com as dicas acima, Manisa Barros Leão Borges, psicopedagoga, proprietária da creche escola Leão Marinho, afirma que os pais poderão ficar tranqüilos na escolha de uma boa creche escola para seu filho.
Há dez anos a creche escola Leão Marinho presta serviço de excelência no Município de Vila Velha. A Instituição de ensino entende a importância de uma boa formação na educação infantil e, para os que quiserem conhecer melhor a proposta do CEI Leão Marinho, os contatos para atendimento são: escolaleaomarinho.blogspot.com, 3311-8211 ou 3239-4152.

TRANSPORTE ESCOLAR, QUAIS OS REQUESITOS NECESSÁRIOS PARA A SEGURANÇA DO SEU FILHO!!

Pensar em segurança quando se trata de transporte escolar e transporte de crianças não é absurdo querer sempre a maior possibilidade de segura para a criança ou passageiro escolar, pois quem é que ficará tranqüilo sabendo que os transportes escolares que seus filhos utilizam todos os dias não possuem a segurança necessária que é exigida, ou ainda qual responsável não se importará em adequar sua condução para o transporte de crianças, para que se tenha uma segurança maior e sem maiores preocupações.
Transporte escolar de jovens e crianças no Brasil
Em relação ao transporte escolar o Código Nacional de Trânsito determina que os veículos destinados à condução coletiva de escolares devem ser autorizados pelos Detrans estando em conformidade aos seguintes requisitos:
1) registro como veículo de passageiros;
2) inspeção duas vezes ao ano, para verificação dos itens obrigatórios e de segurança;
3) uma faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR”, à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria;
4) equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
5) lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha, na extremidade superiora da parte traseira;
6) cintos de segurança em número igual à lotação do veículo;
Não somente o veículo possui suas obrigações a cumprir, mas também o condutor do transporte coletivo precisa obrigatoriamente ser maior de 21 anos; ser habilitado na categoria D; não ter cometido nenhuma infração gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os 12 últimos meses e deve ser aprovado em curso de especialização.
Transporte Escolar de Crianças
Já para o transporte de crianças o Código Brasileiro de Trânsito determina que, em veículos de passeio, as crianças devem obrigatoriamente ser transportadas no banco traseiro até os 10 anos de idade, não deixando de utilizar o cinto ou algum dispositivo de retenção, as conhecidas cadeirinhas. Para os bebês que possuírem um ano de idade precisaram ser transportados em um assento em formato de uma concha, onde deve estar posicionada no sentido contrário ao do veículo. Para crianças entre 1 e 4 anos, devem ser colocadas nas cadeirinha. Aos maiores de 4 á 7 anos e meio se utilizarão de um assento de elevação, que já possibilita o uso do cinto do próprio veículo e crianças com 10 anos já poderam utilizar-se apenas do cinto.
Bebê Conforto – São usados por crianças até 10 a 15 kg, alguns modelos possuem uma base que permite permanecer no veículo e o bebê conforto é encaixado ou retirado da base.
Assentos infantis conversíveis (cadeirinhas) – possui maiores limites de peso e estatura para que as crianças sejam posicionadas voltadas para a traseira do veículo sendo, portanto úteis para bebês maiores.
Assento de apoio – utilizados para adaptar a criança na altura correta do cinto de segurança do carro.
Você considera que o uso adequado para transporte escolar e de crianças ajuda a diminuir o numero de acidentes, dê sua opinião  para ajudar a conscientizar os condutores e responsáveis.