A Capoeira é uma arte genuinamente brasileira criada pelos escravos africanos trazidos para o Brasil Colonial. A partir de uma adaptação de uma dança africana, os cativos criaram uma luta para fugir das senzalas e da opressão para a liberdade dos quilombos. A arte da capoeiragem foi proibida e perseguida até 1937, quando o Presidente Getulio Vargas assinou um decreto liberando todas as manifestações afro-brasileiras, dentre elas a Capoeira. De arte proibida para manifestação genuinamente brasileira a capoeira evoluiu, absorveu influencias de outras lutas, adicionou evoluções de outros esportes (como a ginástica olímpica) e transformou-se em uma arte abrangente que encanta praticantes e espectadores em mais de 150 países onde é praticada.
A Capoeira abrange luta, dança, musica e canto, história e folclore, na prática, cada “face” da capoeira contribui em um aspecto na educação e formação do praticante. Esta proposta tem o objetivo de lecionar a Capoeira de forma objetiva, com um rigoroso planejamento de aulas, e um sistema objetivo de graduação e avaliação do praticante, tornando um ensino de capoeira uma pratica agradável e segura para os seus praticantes.
Ensinando e Aprendendo a Capoeira
A prática da Capoeira proporciona:
1. luta: Os movimentos de defesa e ataque tem o objetivo de aperfeiçoar as habilidades motoras, dentre elas força, agilidade, equilíbrio, auxiliando na saúde física e mental do praticante, além da defesa pessoal, torna o praticante mais seguro no seu cotidiano.
2. dança: A capoeira é denominada como uma “luta dançada” ou uma “dança de luta”, pelas expressões citadas é fácil perceber a intimidade da capoeira e a dança, junto com o maculelê e o samba de roda, ritmos dos folguedos do folclore brasileiro, consagrademente incorporados pela capoeira. Esta união se transforma em uma opção para a melhora das habilidades ritmo, flexibilidade, simetria corporal, além de ser uma ótima atividade de lazer!
3. Musica e Canto: não podemos falar de Capoeira sem falar do berimbau, dos lamentos vindos do tempo da escravidão, as juras de amor, os grandes mestres, a musica e o canto permitem uma viagem no tempo, uma aula de historia de um tempo que ela era apenas contada. A musica e o canto diminuem a timidez, a socialização, a criatividade, uma atividade de lazer, pois quem canta os males espanta.
Nos dias atuais, a prática da Capoeira tem se mostrado um ótimo instrumento de complementação educacional, permite aos seus praticantes bem estar, uma atividade física abrangente criada e aperfeiçoada em sintonia com a evolução da sociedade brasileira.
O Balé ajuda no crescimento de uma criança!

transmitam sensação de alegria através dos movimentos, promovendo uma livre expressão corporal e um espírito socializador.
São utilizados passos de balé clássico, mas a ênfase maior se dá a partir do conhecimento das diversas possibilidades corporais diante de desafios enfrentados pelas crianças no decorrer das aulas. O centro das atividades é a criança, seu interesse e sua expressão corporal são relevantes à aquisição de novas habilidades motoras pertinentes ao seu nível de desenvolvimento.
As aulas são complementadas com atividades ginásticas, que propiciam também um aumento do acervo motor. Assim a criança pode compreender o seu limite e as suas possibilidades de ação corporal.
Fonte: Chuva de Estrelinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário