quinta-feira, 10 de abril de 2014

A importância da música na Educação Infantil!

Visando uma aprendizagem significativa e de acordo com as necessidades impostas pela sociedade nos dias de hoje, se torna cada vez mais necessária a ludicidade no ambiente educacional de nossos alunos, pois ela é capaz de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante. Com isso, pode-se dizer que as crianças estarão bem preparadas para se tornarem cidadãos críticos e capazes de resolverem situações e problemas. Compreender o lúdico como um instrumento de superação e inclusão numa escola castradora e excludente é fundamental que os professores de educação infantil considerem a cultura lúdica intrínseca das crianças, pois quando elas chegam à escola elas já trazem consigo uma grande herança da ludicidade, na medida em que quase tudo que se aprende na infância é decorrente das brincadeiras em seu convívio social.

A música pode contribuir, tornando o ambiente escolar mais agradável e alegre, ajudando na socialização das crianças com seu grupo escolar, podendo ainda ser usada para relaxar os alunos depois de atividades físicas, acalmando os alunos diante da tensão de uma prova, por exemplo, além de ser um poderoso recurso didático.

Na aprendizagem a música é muito importante devido ao fato de o aluno conhecê-la desde cedo, se for bem trabalhada ela desenvolve o raciocínio, a criatividade e outros dons e aptidões, por isso se torna um relevante recurso didático, devendo estar presente cada vez mais nas salas de aula.

A música no cotidiano escolar pode não somente ajudar as crianças no aprendizado, mas também nos casos de crianças que tenham problemas de relacionamento ou inibição, para isso é preciso aliar música e movimento, como exemplo, atividades de dança que podem contribuir para a adaptação dessas crianças em seu meio escolar.

Distintas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da musicalização. Pois, ela atende diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, podendo a música ser considerada um agente facilitador do processo educacional.

A inserção do lúdico na educação infantil vai além de estabelecer e implantar currículos ou aplicá-los para as crianças sem nenhum recurso que chame sua atenção, isso implica numa renovação da formação continuada do professor e na sua sede por mudanças e práticas educacionais que facilitem a absolvição e acomodação da aprendizagem.


Objetivos com a Música !


Desenvolver hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. habituá-los a usar clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, deixá-la explorar ao máximo os ojetivos brinquedos, levar a criança a brincar com os outros do grupo, fazer com que a criança participe das atividades de grupo sempre que possivel usando o suporte musical.

A crinaça de 01 e 02 anos, está no momento de conher, tocar, mexer, dançar, cantar, ouvir, histórias e é nesse momento que em musica apresentamos a famìlia dos instrumentos: os cordófonos (instrumento de corda) violão, bandolim, violino,os aerofonos (instrumnto de ar) ex: flautas e trompetes os menbranòfonos (instrumentos de pele) ex: Tambores e os diòfonos (instrumntos de percussão) ex: triangulo, sinose zumdores.

A criança de 03 anos é curiosa é pergunta muito o nome de tudo, tenta fazer as "coisas" sozinhas, embora precise da ajuda de adulto. Na área da música ela já sabe o nome dos instrumento e é o momento de valorizarmos suas descobertas, encorajndo-as a terminar tarefas propostas, como escutar repetir certos trechos musicais, esse momento é o da audição (quanto mais diversificado, mais apurado será o gosto musical) de Wagner a Beethven, de Jobim a Pixinginha. É nesse momnto que a criança começa a compartilhar com os amiguinos , aprender os valors da generosidade, aprende a sensibilizar-se ser solidaria na troca de brinquedos e esse exercício ajuda a desenvolver capacidade de (ouvir e opinar), que ajuda na fala e pensamento. A curiosidade da crinaça é necessaria para conhcer e compreender o em que vive. Aos 04 e 05 anos a crinaça entra no que costumamos chamr de PRÉ- ESCOLA, e não podemos perde de vista que continuam crianças e é exatamente nesse momento que uma crga enorme de informações é apresentada a essa criança (LETRAMENTO), onde assuntos de "a" a "z" são colocados sobre a mesa. Na área de usica, tudo esta ligado a todo conteúdo, musicas que explicam o movimento da terra, ao alfabeto dos bichos de pesquisa sobre baleias na internet a pesquisa sobre binquedos que voam ao número dae instrumento que tocam em uma oruestra e isso tudo para formentar e formar essa crianças em pequenos cidadões.

Fonte: partes.educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário