segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Esteja Preparado para a Volta às Aulas!

Os Pais podem fazer a diferença quando resolvem ajudar seus filhos na busca por melhores resultados na escola.

* Aproveitando Melhor cada Minuto ao lado do eu filho.

- Observando com calma e boa vontade, você vai descobrir minutos antes ociosos, que valem ouro.

- Reserve um período específico de tempo em sua agenda a cada semana, para ficar com sua Criança. Durante este tempo dê total atenção e amor a ela.

- Use o tempo do trajeto até a escola, mesmo no carro, quando for o caso, para conversar com ela. Nessa hora não há TV ou telefone para interferir, ou pessoas entrando e saindo. E as crianças sabem que finalmente, e de fato, terão a sua atenção.

- Planeje fazer pelo menos uma refeição junto com sua família todos os dias.

- Dê um jeito de encontrar atividades da casa que exijam a participação de toda família. Envolva a todos na escolha de como usar melhor esse seu tempo, claro, na companhia deles.

- Crie um sistema de bilhetagem para TV. Cada "ingresso" poderá ser usado para a criança assistir seu programa favorito por, digamos, 30 minutos. Os bilhetes que sobrarem, aqueles que não foram usados durante a semana, ao fim de cada 7 dias, poderão ser trocados por uma quantia em dinheiro ou bônus. Os pais também podem vetar certos programas.

- Você pode usar o Telejornal, e pedir a opinião delas, como se comportariam diante de certas questões, o que acham de cada situação. Faça isso quando estiverem vendo reportagens, sinopses de programas, um documentário qualquer, etc.

* Lendo para seu Filho(a)

- O hábito da leitura não é espontâneo, ele precisa ser cultivado. Assim, ajude seu filho a cultivar o imprescindível hábito da leitura. Leia e também deixe a criança ver que você está lendo.

- Tente quebrar as regras da hora de ir para a cama, digamos, uma vez por semana, nos fins de semana. Deixe que sua Criança saiba que pode ficar acordada até a hora que quiser, desde que fique lendo na cama.

- Ajude seu filho(a) a começar sua própria biblioteca - livros populares ou pequenas brochuras é o ideal para essa fase. Dê a ideia de que podem trocar livros com os amigos. Visite sebos. Dê a ele(a) livros de presente. Use sua criatividade.

- Quer que sua criança crie gosto pela leitura? Deixe então que ela veja que você está lendo. Numa recente pesquisa, a maioria dos estudantes disseram que em suas casas existia pouco ou nenhum material de leitura. Material de leitura, isto exclui revistas de fofocas, materiais sensacionalistas, ou com conteúdo negativo.

- Faça um teste. Crie em casa um horário da leitura. Durante estes horários, todos da família se sentam para um tempo de leitura livre de interrupções. Ou aproveite esse tempo para um debate informal sobre algum assunto recentemente lido, ou publicamente comentado.

- Com as crianças pequenas, tente ler para elas durante o banho, ou na hora de levá-las à cama.

- Use a "Lei da simplicidade e prática" para ver se um livro está adequado ao nível de leitura do seu filho(a): Peça para que leia uma página do livro em voz alta. Mande que levante um dedo para cada palavra que não conhece. Se ele(a) levantar até quatro dedos e o polegar antes do fim da página, o livro provavelmente é muito difícil para que seja capaz de ler sozinho(a). No entanto pode ser um bom livro para ler em voz alta, evidentemente, com você por perto ajudando. Será útil na construção do vocabulário e é mais uma oportunidade para ficarem juntos.

Fonte: Site de Dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário