terça-feira, 11 de novembro de 2014

ONG divulga lista dos melhores países para ser mãe

Um mapeamento dos melhores e piores países para ser mãe foi divulgado pela ONG "Save the Children". A Finlândia ocupa a primeira posição, seguida pela Noruega e pela Suécia.
Para fazer esse relatório são analisados fatores sociais, econômicos e políticos, como quais são as chances que a criança tem de concluir os estudos, qual a porcentagem de risco de morte da mãe na hora do parto e que tipo de influência as mulheres exercem diante da comunidade local.
Os Estados Unidos aparecem em 31º lugar. Segundo a organização, desde os anos 2000, os Estados Unidos progrediram muito pouco em questões ligadas à maternidade. O risco de morte no parto, por exemplo, aumentou de 1 em 3.700 para 1 em 2.400, nos últimos anos.
De acordo com o relatório, atualmente, dar a luz nos Estados Unidos tem o mesmo risco de morte para a mãe do que dar a luz em lugares como o Irã ou a Romênia.
O documento traz um resumo da situação de 178 países, mas na lista só aparece a ordem dos 50 melhores e dos dez piores. Entre os piores estão principalmente países do continente africano. O pior país do mundo para ser mãe é a Somália, que tem um dos piores índices sociais e de educação do mundo.
O Brasil não aparece em nenhuma das listas, está em algum lugar no meio. Mas o relatório destaca que tanto o Brasil quanto o Peru diminuíram o índice de mortalidade infantil pela metade desde os anos 90.
Dez melhores países para ser mãe:
1) Finlândia
2) Noruega
3) Suécia
4) Islândia
5) Países Baixos
6) Dinamarca
7) Espanha
8) Alemanha
9) Austrália*
9) Béligca*

Dez piores países para ser mãe:
169) Costa do Marfim
170) Chade
171) Nigéria
172) Serra Leoa
173) República Centro-Africana
174) Guiné-Bissau
175) Mali*
175) Níger*
177) República Democrática do Congo
178) Somália

Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/11/ong-divulga-lista-dos-melhores-paises-para-ser-mae.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário