sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CUIDADOS IMPORTANTES COM AS CRIANÇAS DURANTE O VERÃO.


É verão e, geralmente, época das férias escolares, quando as crianças têm mais tempo para brincar, ir à praia, andar de bicicleta, divertir-se e gastar suas energias.

É também o período em que os pais devem tomar alguns cuidados especiais com a saúde infantil, pois o calor proporciona condições ideais para a proliferação de certos males à saúde dos pequenos.


Segundo o pediatra Guilherme Maia, as doenças mais freqüentes no verão são aquelas associadas à perda de líquidos e, consequentemente, à desidratação, que pode ser causada por diarréias, vômitos ou suor intenso. “Mas, os pais não precisam se desesperar: para tudo existe prevenção”, explica.
De acordo com o pediatra, é aconselhável que as crianças sejam mantidas em ambientes arejados, com sombra, e ingerindo líquidos. As frutas e os legumes devem ser sempre bem lavados.
O principal sintoma de uma criança desidratada é a sede. Por isso, deve-se sempre oferecer líquidos à criança, sem esperar que ela peça. Se houver suspeita de desidratação, o soro caseiro é indicado, podendo ser feito a partir de uma colher de sopa de açúcar e uma colher de cafezinho de sal, misturadas em um litro de água.
“No caso de vômitos, dê alimentos leves à criança e procure o pediatra para indicar um remédio, se for necessário”, alerta Guilherme Maia.

Além dos cuidados com o sol, os pais que levam seus filhos à praia ainda devem tomar outros tipos de precaução, principalmente em praias poluídas. “Os pais devem ficar atentos para que o bebê não engula areia ou água do mar, e prefira encher a piscina dobrável com água doce.

Para evitar a contaminação por micoses, o bom é forrar sempre a areia com uma toalha. Mas, caso a criança seja contaminada, é preciso procurar um dermatologista, que indicará o tratamento específico.

As queimaduras solares e as micoses são mais freqüentes, e nesta época aumenta o número de acidentes por causas externas”, explicou o pediatra.

Algumas dicas para um verão mais tranqüilo com as crianças:

Protetor solar

O uso de protetores solares com fatores entre 15 e 50 é indispensável, mesmo nos dias nublados. Muitas vezes, a brisa não permite que as crianças reclamem da queimadura de sol, sendo responsabilidade dos pais levá-los a uma sombra sempre que notar vermelhidão na pele.

Mas, não se deve deixar de expor a criança ao sol, uma vez que o passeio ao ar livre faz bem à saúde, como também é essencial para que o organismo absorva, por exemplo, a vitamina D. O ideal é manter as crianças longe do sol forte, sempre bem hidratada e usando roupas leves.



Água e alimentação

Em relação à alimentação, deve-se evitar comidas muito temperadas, frituras e outros alimentos de difícil digestão. Dê preferência a frutas e legumes, que contenham uma alta dose de água na composição.

É preciso levar em conta que esses produtos são perecíveis e, especialmente no verão, têm menor duração. “Deve-se perder o medo de ser chamado de farofeiro, mas o certo é levar frutas e água, evitando assim os produtos industrializados”, explica o pediatra Guilherme Maia.

Afogamento

Nunca deixe crianças sozinhas em praias ou piscinas. Coloque sempre bóia nas crianças. “Elas devem estar sempre acompanhadas por um adulto, e o ideal é um adulto para cada criança. E se o mar estiver forte, deve-se evitar o banho”, alerta o pediatra.

Água de praias
Além de cuidados com o sol, os pais devem tomar outros tipos de precaução, principalmente em relação à qualidade da água das praias.

Fique atento para que a criança não beba água do mar ou engula areia. Para os menores, opte por levar uma piscina inflável e a encha com água doce, embaixo do guarda-sol.

Queimaduras

Outro perigo constante nas praias é o de queimaduras por contato com águas-vivas. Nesses casos, deve-se lavar o local com água fria corrente e, conforme a gravidade da queimadura, procurar assistência médica.

Inflamações

Mas não são apenas as praias que trazem riscos: a freqüência às piscinas também exige cuidados. É comum a ocorrência de inflamações nos olhos, que podem ser causadas, tanto por agentes infecciosos presentes na água, quanto por substâncias químicas, principalmente o cloro.

“Não se modifica um afogamento, pode-se evitar. Praia não é lugar perigoso, e os pediatras devem alertar os pais. Enfim, adotando medidas simples, o verão dos pais e filhos estará mais seguro e com diversão garantida”, finalizou o médico Guilherme Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário