sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SAIBA COMO ESCOLHER UMA BOA ESCOLA PARA SEU FILHO.


Ao fazer a opção por uma escola você escolheria o que é mais conveniente ou o que é melhor para seu filho?
Prestar atenção em detalhes faz toda a diferença na escolha de uma boa escola. Fatores como projeto pedagógico, qualidade de ensino, profissionais capacitados, segurança e limpeza são alguns deles.  Atualmente não basta apenas uma escola cuidar com dedicação de seus alunos, tem que seguir à risca algumas normas e aspectos educacionais.   Pesquisas do mundo todo mostram que a frequência desde cedo à creche e à pré-escola causa efeitos altamente positivos na vida da garotada.
Diante disso alguns questionamentos devem ser feitos:
Não existe Proposta pedagógica ideal. O que existe são escolhas das famílias diante da proposta que ela mais se identifica. De forma geral, as propostas podem ser divididas em três tipos: a tradicional, a lúdica e a socioconstrutivista. A primeira prioriza a disciplina e o cumprimento de regras. O foco do segundo tipo são as brincadeiras, mas com menor preocupação pedagógica. O terceiro é defendido por referenciais nacionais e é forte em planejamento de situações de aprendizagem, em que há a intenção clara de conteúdos para cada faixa etária. Por exemplo, atividades divertidas com bacias cheias de água e objetos de diferentes pesos são excelentes para trabalhar o tema da flutuação com crianças de 4 a 5 anos, assim como "caixa surpresa", onde se pode trabalhar texturas, cores e cheiros diferentes para crianças a partir de 1 ano de idade. Em todos os projetos, observe se há trabalhos com  valores, como a cooperação e o respeito às diferenças. Quanto mais próximos aos da sua família, melhor.
Segurança é um item muito importante na escola, dê preferência às que não possuem escadas, evitando assim acidentes. Se houver janelas em um segundo andar, o ideal é que tenham telas de proteção. As tomadas devem estar cobertas e os produtos de limpeza mantidos fora de alcance dos pequenos. As salas precisam ser arejadas, além de banheiros e trocadores por perto.
Com relação ao número de crianças por sala, municípios e estados têm uma resolução diferente para a quantidade ideal de crianças por professor. Segundo o Conselho  Nacional de Educação, cada um deve cuidar de seis a oito crianças de até  2 anos, de 15 crianças até 3 anos e de 20 crianças de 4 até 6 anos. Na rede particular esta questão é um pouco diferente, nas creches e escolas que buscam um atendimento de maior qualidade como um dos diferenciais da Instituição, está a redução do número de crianças por profissional e por turma.
Muitos pais podem temer algum descuido com o filho, por esta razão algumas Instituições trabalham com um número reduzido de crianças, visando um atendimento mais personalizado. No entanto, é preciso compreender que uma escola é bem diferente do zelo típico do ambiente familiar: lá as crianças vão ter de dividir a atenção e esperar em alguns momentos (o que é importante para formação dos pequenos), mas há a vantagem de receber cuidados profissionais e conviver, desde cedo, com outros  meninos e meninas da mesma idade.
Escolas que oferecem alimentação dentro de seu cronograma devem ter uma nutricionista para acompanhar o processo alimentar de cada aluno, pois há casos de alergias e intolerâncias a certos tipos de alimentos ou derivados. A alimentação oferecida pela escola deve ser balanceada, atendendo a todas as necessidades da criança afim de que ela tenha um bom desenvolvimento. As crianças que se alimentam pela escola têm possibilidades de se desenvolver melhor, decorrente de uma alimentação mais completa. Além disso, o momento das refeições com os coleguinhas, além de ser divertido, estimula a criança a fazer uma boa alimentação, pois tendem a experimentar o que o coleguinha está comendo.
Optar por um ensino de qualidade, estrutura pedagógica moderna e profissionais capacitados deve ser prioritário na hora da escolha. Se a escola estiver perto de casa, no mesmo bairro ou no entorno, viabiliza a presença dos pais de forma mais rápida. Hoje encontramos no Município de Vila Velha excelentes Instituições, atendendo assim à excelência em qualidade pedagógica e à proximidade de casa, evitando longas viagens, estresse e engarrafamentos junto com a criança pequena.
Nem sempre a escola mais cara traz vantagens significativas, mas, por outro lado, dificilmente uma boa Escola terá um valor reduzido de mensalidade, pois qualidade habitualmente custa caro. O que observamos é que um projeto pedagógico moderno, capacitação de funcionários, qualidade e quantidade de profissionais e número de crianças por turma impactam mais ou menos o valor das mensalidades..
Alguns pais optam por tirar a criança de uma creche escola aos 3 ou 4 anos por achar que já é hora de estudar. Tal pensamento é mito, pois hoje as creche escola funcionam como o primeiro nível do ensino, alfabetizando seus alunos para o 1º ano do ensino fundamental. Mudar de escola antes do término de um ciclo (ensino infantil, ensino fundamental I, ...) além de atrapalhar a continuidade do projeto pedagógico, interrompendo assim uma linha de atuação, interrompe-se também o processo de socialização com outros coleguinhas. Até os 5 anos, as crianças  criam vínculos fortes com as pessoas próximas porque ainda são muito dependentes. Mudar de escola só deve ser feito quando as necessidades do seu filho não estão sendo atendidas ou quando financeiramente os pais não conseguem manter a criança na instituição de ensino. Mas conversar e tentar entrar em consenso com a diretoria da escola é a melhor solução antes de qualquer decisão. Caso não haja outra forma e seja necessária a mudança, o acompanhamento de pessoas próximas na fase da adaptação é importantíssimo para o seu filho. Ele vai se sentir mais seguro, protegido e se adaptará ao novo de forma melhor e gradativa.
 
Com as dicas acima, Manisa Barros Leão Borges, psicopedagoga, proprietária da creche escola Leão Marinho, afirma que os pais poderão ficar tranqüilos na escolha de uma boa creche escola para seu filho.
Há dez anos a creche escola Leão Marinho presta serviço de excelência no Município de Vila Velha. A Instituição de ensino entende a importância de uma boa formação na educação infantil e, para os que quiserem conhecer melhor a proposta do CEI Leão Marinho, os contatos para atendimento são: escolaleaomarinho.blogspot.com, 3311-8211 ou 3239-4152.

Nenhum comentário:

Postar um comentário